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Formação de Product Owner

Sobre o curso

A ideia central é desenvolver as bases fundamentais da formação de um Product Owner dentro de uma cultura ágil.

As 6 etapas do curso formam um arco narrativo partindo do centro da metodologia ágil, que é o relacionamento com o cliente, o conceito de melhoria contínua e a geração de valor.

Desse ponto em diante, mergulhamos no método, nas suas cerimônias, artefatos e papéis, e passamos por boas práticas de mercado, contexto de tecnologias emergentes, postura, personalidade e protagonismo dos diferentes personagens envolvidos e elementos de cultura organizacional.

Por fim, concluímos o programa num processo de organização lógica e pragmática dos resultados obtidos, fazendo um vínculo com o ponto de partida original — ou seja, o cliente, suas demandas, e a demonstração de retorno de investimento, utilizando de métricas financeiras adaptadas a contextos ágeis.

Como essa é uma formação de Product Owner, sempre colocaremos ênfase maior na relação dessa parte com as demais, garantindo debate e exercícios dinâmicos que estabilizem e reforcem os conceitos adquiridos.

Conteúdo Programático

Gerenciar entregas

  • O foco no cliente e nas interações.
  • Ágil versus tradicional: diferenças e adaptações.
  • Geração de valor adiantado e melhoria contínua: os motores ágeis.
  • A arte do briefing: delimitação de escopo e de expectativas.
  • Frameworks ágeis e suas estruturas.
  • Cerimônias e artefatos (foco em ‘scrum’).
  • Conceito de ‘done’.

Responsabilidades

  • Os papéis: Cliente, Product Owner, Scrum Master e Time.
  • Papéis ágeis em estruturas tradicionais e o processo de adaptação.
  • Gestão de equipes ágeis (‘squads’, ‘chapters’, tribos e suas variações).
  • Práticas e boas práticas (flexibilidade, adaptação e improviso do método).
  • Cisnes negros e autoengano – 'Onde e porque o método geralmente falha'.

Ritmo, cadência e objetividade

  • Comunicação e feedback (com técnicas de CNV).
  • Capacidade decisória: repertório, análise crítica e antifragilidade.
  • O combate a procrastinação – Para o ágil não virar cascata.
  • Entregas ágeis: controles de tempo, capacidade e velocidade.
  • Métricas ágeis e Gestão visual.
  • Negociação e gestão de conflitos.

Resolver problemas e gerenciar riscos

  • Contexto de tecnologias emergentes.
  • O possível adjacente.
  • A prática do óbvio.
  • A heurística da disponibilidade como alavanca e como âncora.
  • Método de Fermi e Navalha de Occam.
  • O ‘design thinking’ na solução de problemas complexos.
  • O uso de dados e de ferramentas de análise.
  • A cultura do MVP.

A capacidade de influenciar e mobilizar

  • Elementos de uma cultura ágil – as boas práticas.
  • Power distance index.
  • O protagonismo do Product Owner.
  • Sensibilização e publicidade de times e da empresa (comunicação).
  • Controles de times e outras partes terceirizadas.
  • Descentralização de autonomia.
  • Velocidade de resposta a eventos incertos e inesperados.

Retorno sobre investimento

  • Melhorias contínuas e benefícios incrementais: Como capturar?
  • O controle de orçamentos em escopos flexíveis, voláteis e com mudanças de requisitos.
  • A demonstração do valor gerado para o cliente.
Product Owner

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Às terças e quintas

Mastertech Paulista

Av. Paulista, 1374 - 11° Andar - São Paulo, SP

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ou R$2190,00 à vista no boleto